Saturday, June 23, 2007

Persistência de um compromisso



Já lá vão perto de cinquenta anos. É muito, é quase meio século. Quantas guerras, quantas injustiças cometidas, à sombra dos direitos dos mais poderosos que nunca coincidem com os dos mais fracos. Tratados de ontem que se esquecem hoje e se violam amanhã.
Apesar disso, um grupo de antigos estudantes de Coimbra continua a respeitar um compromisso implícito tomado quando, no início dos anos sessenta, calcorreávamos as ruas da nossa velha Coimbra a caminho da alta. Um tratado de amizade e de descontracção.
Em cada ano, durante um ou dois serões, renovamos esses compromissos, revigoramos essa amizade, fazemos uns passeios no Portugal profundo e fazemos planos para o ano seguinte.
Este ano, depois de Santarém em 2006, Serra da Estrela em 2005 e Ourém em 2004, coube a vez a Mortágua. Foi pena o fim de semana estar chuvoso, porque as margens da barragem da aguieira mereciam um maior apreço. De qualquer modo, os nossos anfitriões, Professor Victor Lobo e esposa, esforçaram-se e conseguiram um agradável convívio entre cerca de três dezenas de velhos amigos. Disseram-se poemas, fez-se teatro, cantaram-se estrofes, contaram-se anedotas e reviveram-se episódios que tornaram colorida a vida de estudante em Coimbra. Deram-se abraços e fizeram-se promessas de novo encontro para o próximo ano.

No comments: